https://youtu.be/miv_dEWqGIE
O silêncio é cada vez mais raro. Estamos submersos em sons e ruídos na era digital. Nesse contexto, a leitura se destaca como um ato de silêncio. Vamos ler o silêncio? Como escrever o silêncio? Explore os sons dentro dos livros e compartilhe suas leituras do silêncio no diário sonoro virtual disponível em: https://padlet.com/SinfoniaNaCidade/era-uma-vez-o-sil-ncio-e5evp70f62k89rsc
O Sinfonia na Cidade participa do XXVII Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, promovendo arranjos culturais para enfatizar os cuidados relativos ao impacto do ruído na vida cotidiana. Em 2022, o tema "Na infância, diversão e proteção, ruído não!" desperta nossa atenção para a qualidade da paisagem sonora cotidiana vivenciada pelas nossas crianças, utilizando o quintal como metáfora de uma zona livre de telas, ou seja, espaços que propiciam desenvolvimento, aprendizagem, interação social e saúde. O quintal é um espaço símbolo do brincar na infância, onde memórias afetivas são construídas, lembradas e rememoradas por diferentes gerações. Qual o tesouro sonoro do seu quintal?
Sinfonia na caixa um artefato cultural desenvolvido pelo Sinfonia na Cidade, coletivo científico artístico dedicado à promoção de ideias inventivas em paisagem sonora. Nesta edição, utilizando o conceito de escuta criativa, pretende-se a documentação e registro em diários sonoros das paisagens sonoras cotidianas por meio de ressonâncias perceptivas, afetivas e criativas com os objetos relacionais da caixa. Vamos escutar para criar?
O Escola Aqui é um espaço itinerante de aprendizagem colaborativa criado em 2019 por Carolina Paz. Acolhe workshops textuais dedicados ao estudo colaborativo e à discussão de temas propostos pelo seu facilitador e considerados culturalmente relevantes para os seus convidados, proporcionando assim o intercâmbio entre identidades culturais e individuais. Assim, o coletivo Sinfonia na Cidade propõe como sessão de ativação: Qual o som da sua [In]Quietude?
Sonoridades inaudíveis, capturadas pela fotografia! Venham "escutar" nossas [In]quietudes, arranjo cultural promovido em comemoração ao Dia Internacional da Escuta disponível em https://padlet.com/SinfoniaNaCidade/3ka8qull22m40ss.
Você já escutou o silêncio hoje? O coletivo Sinfonia na Cidade convida para seu manifesto “Silêncios em Quarentena”. Aprecie os silêncios do isolamento social!
Vamos escutar uma história? Será possível reconhecer uma história somente a partir dos sons? Vamos tentar?
Em tempos de isolamento social, o Sinfonia na Cidade apresenta um passeio sonoro imaginário pelo cotidiano de um rei que não pode sair do seu castelo. Esse passeio sonoro é guiado por meninas colecionadoras de sons, envolvendo leitura, escuta e muito desenho de sons a partir da adaptação do conto “Um rei a Escuta”, de autoria do Ítalo Calvino.
Faço barulho, faço memórias! Barulhar é a música nas culturas da infância. Registre suas memórias sonoras da infância no mural colaborativo disponível no link: https://padlet.com/SinfoniaNaCidade/n3zt98iwy9l507kd.
Quais eram os sons de Erechim no passado? Na ausência de tecnologias para armazenar os sons da cidade, encontramos nas descrições literárias de testemunha auditiva Chico Tasso alguns vestígios dos antigos sons, organizados numa coleção de memórias sonoras.
Oficina "Sons da Literatura: Paisagens sonoras históricas de Erechim" realizada na programação da 21aFeira do Livro de Erechim (RS) promovida pela Prefeitura Municipal de Erechim (RS). Participação de 150 alunos da Escola Municipal Haidee Tedesco Reali. #SinfoniaNaFeiraLivroErechim
Oficina realizada na programação da 21a Feira do Livro, promovida pela Prefeitura Municipal de Erechim (RS). Participação de 80 alunos da rede municipal de ensino.
Oficina integrante da programação do II Festival Cultura de Fronteira, promovido pela Coordenação Adjunta de Cultura da UFFS - Campus Erechim.
Oficina da programação cultural do 21o Congresso Brasileiro de Arquitetos, promovido pelo Conselho de Arquitetura. Participação de 10 profissionais, de diferentes estados brasileiros (AM, RS, MG, SP).
Oficina ofertada pela UFFS na programação do III Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). Contou com a participação de treze docentes de diferentes áreas de atuação (pedagogia, educação física e letras)
Oficina ministrada na III Semana Acadêmica do curso de Engenharia Acústica da UFSM, promovida pelo Diretoria Acadêmico EAC. Participaram da oficina 15 alunos do curso de Engenharia Acústica da UFSM.
Manifesto do Silêncio 2019, em comemoração ao Dia Internacional de conscientização sobre o ruído (INAD-Erechim/RS), promovido pelo projeto de extensão da UFFS - Sinfonia na Cidade: Campanha de educação sonora 2019/2020. #SinfoniaNoINAD
Manifesto do Silêncio realizado em Erechim (RS), em comemoração ao Dia internacional de conscientização sobre o ruído (INAD), promovido pelo projeto de pós-doutorado "Territórios Sonoros: indicadores de qualidade sonora para inventário de patrimônio imaterial sonoro" (UFFS/ProArq-UFRJ).
Atividade promovida pelo projeto de cultura Sinfonia na Cidade para a Semana do Diversa da UFFS Campus Erechim.
O projeto Sinfonia na Cidade está presente na Sala de Artes Visuais na Frinape 2015. Pra você que passar pela Cidade da Cultura participe da intervenção e descubra qual é o som da cidade! #SinfoniaNaFrinape
Pandorga é uma apropriação dos espaços públicos de Erechim que tem como objetivo fomentar a economia criativa local. Ocupando a cidade com música, teatro, cinema, debates, oficinas, exposições e qualquer intervenção cultural ou artistica espontânea, o projeto visa a aproximação das pessoas entre si e com a cidade. Sua segunda edição acontece dia 31 de outubro à partir das 14h30min na avenida Dom João Hoffmann (ao lado do seminário). Contará com a participação de várias iniciativas locais como sebos, briques, artesanatos, atrações culturais e musicais. O Projeto é idealizado pelo Ruído Coletivo, coletivo de produção cultural de Erechim, em parceria com diversos coletivos e pessoas que se apropriam das ruas. #ProjetoPandorga #Aruaénois #MaisAmorEmErechim
O projeto Sinfonia na Cidade está presente na Feira de Agricultura Familiar 2015. Pra você que passar pela feira, participe da intervenção e descubra qual é o som da cidade! #SinfoniaNaFeira
O projeto Sinfonia na Cidade está lançando na UFFS sua instalação artística itinerante. Pra você que passar pelo Bloco dos Professores, participe da intervenção e descubra qual é o som da cidade! #SinfoniaNaUFFS